ANS estabelece reajuste de 9,63% para os planos individuais e familiares em 2023

Aprovada na manhã de 12/06, ANS limita em 9,63% o índice de reajuste para os planos de saúde individuais e familiares regulamentados.

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) definiu na manhã de hoje (12/06/2023), em reunião da diretoria colegiada, o índice máximo de reajuste de 9,63% para os planos de saúde individuais e familiares regulamentados (contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98). O reajuste definido veio abaixo do esperado pelo mercado, que trabalhava com o intervalo entre 10% e 12%.

As operadoras de saúde são livres para utilizarem percentuais menores que o estabelecido, mas estão proibidas de ultrapassarem o percentual na cobrança dos planos. 

A medida terá impacto sobre 8,9 milhões de indivíduos e famílias beneficiários de planos de saúde individuais, representando 17,6% do total de consumidores de assistência médica no Brasil. Em abril deste ano, o setor registrou um total de 50.573.160 usuários, a maior quantidade desde novembro de 2014.

Durante a reunião, Heitor Franco Werneck, Coordenador do Modelo Econômico-Financeiro de Produtos da ANS, apresentou a metodologia e enfatizou que o Ministério da Fazenda aprovou o resultado do cálculo do índice, tratando com elogios a robustez metodológica. A apresentação e votação podem ser conferida aqui.

“O índice definido pela ANS para 2023 reflete a variação das despesas assistenciais ocorridas em 2022 em comparação com as despesas assistenciais de 2021 de beneficiários de planos de saúde individuais e familiares”, explica o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello.

Fonte: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/beneficiario/ans-estabelece-teto-para-reajuste-de-planos-de-saude-individuais-e-familiares

Para alcançar a referida taxa percentual de 2023, a ANS empregou o método de cálculo que tem sido utilizado desde 2019, o qual combina a flutuação das despesas de assistência médica com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), excluindo o componente referente ao subitem Plano de Saúde. Entenda a metodologia no vídeo abaixo:

Fontes:

https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/sa%C3%BAde/ans-define-hoje-reajuste-dos-planos-de-sa%C3%BAde-individuais-ou-familiares-1.1046337 

https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/beneficiario/ans-estabelece-teto-para-reajuste-de-planos-de-saude-individuais-e-familiares

https://www.gov.br/ans/pt-br/arquivos/assuntos/noticias/FAQReajuste2022.pdf 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin