Mercado reage bem aos dados divulgados pela Hapvida

A empresa tem realizado um reposicionamento de marca com maiores ajustes de preços e tickets médios em busca de uma carteira mais rentável.

Ainda digerindo os dados financeiros do 3T de 2023 divulgados pela Hapvida as ações da empresa abriram em alta e permanecem até o momento desta publicação.

Os principais dados divulgados foram:

Receitas

Variação positiva de 8,9% em relação ao 3T de 2022 impactadas principalmente pelo reajuste do ticket médio de 11,8% atingindo R$ 251,8.

Carteira de beneficiários

A carteira de beneficiários de planos saúde sofreu redução de 1,2% em relação ao 3T de 2022, sendo o saldo líquido entre entradas e saídas de beneficiários de -90 mil. As justificativas são o cancelamento de contrato inadimplentes e deficitários e maior turnover pelo cenário macroeconômico e exposição setorial.

Sinistralidade Caixa

A sinistralidade caixa apresentou redução de 1 p.p. para 71,9% no 3T 2023 frente a 73,0% no 3T de 2022. A utilização da rede própria também cresceu, as internações nos hospitais próprios passaram de 71,9% no 3T de 2022 para 74,8% no 3T de 2023. Além disso, a absorção de exames cresceu de 63,6% no 3T 2022 para 68,6% no 3T de 2023.

Despesas Administrativas Caixa

Também apresentaram redução para 8,9% frente a 10,5% no 3T de 2022.

EBITDA Ajustado

O EBITDA ajustado apresentou crescimento de 46,9% em relação ao 3T de 2022 atingindo R$ 742 milhões. Contribuíram para esse resultado o efeito combinado do aumento das receitas pelo reajuste e redução da sinistralidade e das despesas administrativas. Já o fluxo de caixa livre atingiu R$ 345 milhões.

Venda de Operações e Novos Recursos Próprios

A empresa realizou a venda de duas operações a São Francisco Resgate em agosto de 2023 e a Maida p em outubro de 2023. Além disso, realizou a inauguração de 2 novos hospitais em outubro de 2023: Hospital Rio Preto (São José do Rio Preto/SP) e Hospital Pediátrico Rio Solimões (Manaus/AM).

Redução do Endividamento

A dívida líquida da foi reduzida em R$ 320,5 milhões devido as operações de venda e ressarcimento Promed que somaram aproximadamente R$ 259 milhões. Com isso, o endividamento total variou de R$ 5,275 bilhões para R$ 4.954 bilhões no 3T 2023. A relação dívida líquida EBITDA foi de 1,58x, inferior as 2,21x do 3T de 2022.

Lucro Líquido

O lucro líquido da empresa foi de -R$ 206,7 milhões de reais, portanto, inferior ao resultado de +R$ 35,2 milhões do 3T 2022.

Ponto de Vista

A empresa tem realizado um reposicionamento de marca com maiores ajustes de preços e tickets médios em busca de uma carteira mais rentável. O aumento de receitas tem sido alcançado, porém a perda da carteira de beneficiários tem sido constante desde o 4T de 2022. Como reação, foi realizado um aumento importante das despesas de vendas, especialmente, nas linhas de pagamento de comissões e publicidade e propaganda.

Na ponta dos custos, a empresa reduziu a sinistralidade caixa, algo aparentemente contrário a tendência do setor ou sazonalidade e aumentou a absorção das internações e exames.

Pelo lado do endividamento, houve redução tanto do montante das dívidas quanto da relação dívida líquida/EBITDA. Resultado possível a partir do caixa obtido com a venda de ativos.

De maneira geral a empresa tem demonstrado seguir a estratégia de reposicionamento buscando a manutenção de caixa, baixa sinistralidade, alta verticalização e capacidade de aumento de receitas apesar de alguma perda de carteira de beneficiários. 

Caso tenha sucesso, será um case interessante por testar o aumento das receitas frente a uma necessidade de equilíbrio entre reajustes e perda de carteira de beneficiários.

Ulisses Rezende Silva

Ulisses Rezende Silva

Diretor Comercial na
XVI Finance

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