Blog - XVI Finance

Insights sobre Finanças, Investimentos e Análise de Viabilidade no Setor da Saúde.

2018 – O ano das Operadoras de Saúde (Parte II)

/
Postado por
/
Comentários0
/

 

Em 2018, tivemos o melhor ano da saúde suplementar no histórico recente, pelo menos em termos de desempenho financeiro.  Os dados do primeiro trimestre/2018 já haviam demonstrado a elevação da margem operacional e a melhora nos principais indicadores financeiros, pauta que foi até mesmo tratada em um de nossos posts antigos sobre o desempenho do 1º Trimestre de 2018 das Operadoras de Saúde (clique aqui para conferir).

Nesta linha, os dados da ANS do segundo trimestre continuaram reforçando esta conclusão, especialmente para o sistema Unimed. Em geral, notamos a elevação dos indicadores de rentabilidade e crescimento de ticket médio. A ANS divulga trimestralmente os dados das operadoras de saúde brasileira. Para evitar a sazonalidade dos períodos, utiizamos somente os segundos trimestres de cada ano. Separamos somente os dados das UNIMEDs e avaliamos como foi o desempenho do 2° trimestre de 2018. Veja como os resultados são surpreendentes.

Como estão sendo os resultados das Operadoras de Saúde em 2018?

Dentre diversos pontos a serem destacados, vale ressaltar, basicamente, três pontos que impactaram o setor:

1) O Nordeste apresenta o maior ticket médio do sistema. Talvez seja este um dos fatores que permitiram o rápido crescimento da Hapvida, atacando justamente com preços menores;

2)  A maior parte dos Estados do Norte e Nordeste não tiveram bom desempenho em margens operacionais;

3) O ticket médio subiu em todas as regiões, sendo o Sudeste e Centro Oeste as regiões com menor valor; 

4) Os Estados de TO, MS, MT e MG tiveram os melhores resultados.

Preparamos uma breve apresentação com alguns destaques sobre o desempenho do sistema UNIMED, que você pode baixar clicando aqui.

Conte com uma consultoria empresarial especializada no setor da saúde.

Com expertise na área financeira das empresas, os consultores da XVI Finance realizam diversos projetos na área, atuando desde uma avaliação de quanto vale um negócio a uma grande captação de recursos para a construção investimentos de alto interesse público e privado, tais como hospitais!

Está identificando oportunidades de crescimento, mas não sabe como aproveitá-las? Entre em contato conosco e saiba mais sobre como são realizados nossos projetos para o Setor da Saúde Suplementar!

Quer saber mais sobre o assunto?

Inscreva-se em nosso canal e receba em seu email todo o nosso conteúdo!
Quero me inscrever

WhatsApp chat