O Valor do Planejamento Estratégico: Os quatro passos para o sucesso

Em minha última publicação, falei sobre o tripé da sustentabilidade na saúde (Eficiência em Custos, Estratégia de Posicionamento de Mercado e Sustentabilidade Financeira) e como ele é amplamente adotado pelas grandes Operadoras de Saúde.

Hoje, eu gostaria de falar com você sobre algo muito mais relevante: como implementar uma estratégia para concorrer com estes grandes grupos como Hapvida, Notredame e Amil?

Por incrível que pareça, muitas empresas não possuem um Planejamento Estratégico efetivo. A maioria não consegue colocar em prática a estratégia definida.

Além disso, avalio que a tradicional metodologia de Planejamento Estratégico não é suficiente para englobar todas as esferas do negócio de uma Cooperativa de Saúde tal como a Unimed.  No entanto, isso não é o mesmo que dizer que não existe uma alternativa para fazer com que as Cooperativas de Saúde passem a competir da mesma forma que os grandes grupos privados.

Dessa forma, gostaria de te mostrar, na prática, como isso é possível. Foram anos de estudo, dedicação e atuação como consultor dentro do Sistema Unimed para que pudesse, por meio de minha consultoria, estruturar uma forma de adaptar o Planejamento Estratégico à realidade do Sistema Unimed, independentemente do porte ou da área de atuação.

A Metodologia XVI Finance

O que hoje chamamos de Metodologia XVI Finance para o Planejamento Estratégico de uma Cooperativa de Saúde se resume em, basicamente, quatro principais áreas:

I)  Análise Financeira e de Mercado, posicionando a UNIMED dentre seu mercado e analisando seu desempenho atual, pontos fortes, fracos e oportunidades de melhoria;

II)  Definição dos Objetivos e Diretrizes Estratégicas, fatores que nortearão todas as ações a serem implementadas pelo Planejamento Estratégico;

III)  Formulação das estratégias para as frentes de recursos próprios, cooperados, clientes, financeira, mercado e processos internos; e

IV)  Definição de Metas, Indicadores de Desempenho e Planos de Ação.

Qual o segredo da nossa metodologia?

Uma das grandes contribuições deste método – que vem sendo utilizado em diversos de nossos projetos e trazendo resultados incríveis – é justamente considerar a perspectiva de clientes de uma forma mais ampla: ao se realizar um planejamento estratégico, muitas consultorias e/ou empresas pensam que os clientes são somente aqueles que recebem o serviço final (em nosso caso, o beneficiário de saúde). No entanto, deixo a pergunta: quem são os clientes de uma cooperativa?

Além dos Beneficiários de Saúde, os cooperados são peças-chave no Planejamento Estratégico de uma cooperativa. Não somente são uma das razões de existência da organização, bem como a força que move a cooperativa de saúde, os cooperados também são clientes.

Neste sentido, um projeto de Planejamento Estratégico que vise a sustentabilidade de longo prazo a uma Cooperativa de Saúde, também deve levar em conta a perspectiva dos cooperados dentro da elaboração de cada uma das etapas que permeiam o projeto.

Posso te falar, por minha experiência ao realizar o Planejamento Estratégico de diversas Unimeds, que este é um ponto chave para o sucesso não somente na elaboração de uma estratégia de longo prazo, mas mais importante do que isso, na efetiva implementação de tal planejamento, de forma a tirá-lo do campo das ideias e torná-lo parte da estratégia da empresa.

Após o e-mail anterior, muitos me perguntaram sobre como realizar um Planejamento Estratégico eficiente para suas Operadoras de Saúde e Centros Médicos. Aqui na XVI Finance, nós temos uma área totalmente dedicada à parte de Inteligência de Mercado que dá o suporte necessário em praticamente todas as partes do Planejamento Estratégico. Em meu próximo e-mail, irei detalhar como nós da XVI Finance trabalhamos com o Planejamento Estratégico de nossos clientes dentro do Sistema Unimed.

Um abraço e uma ótima semana!

Viabilidade para Negócios na Saúde

A consultoria XVI Finance, com sede em Ribeirão Preto (SP), desenvolve projetos na área da saúde exclusivamente para operadoras de saúde, cooperativas médicas, clínicas e hospitais. Seu escopo de atuação é direcionado para melhorar o desempenho financeiro de seus clientes mediante o direcionamento estratégico e desenvolvimento de projetos de investimento.

A XVI Finance sempre atuou com pioneirismo na área de saúde e começa a agora a colher os frutos dessa postura. “Estamos prospectando outros clientes, sendo que novos projetos similares se encontram contratados e devem gerar algo próximo a R$ 200 milhões de valor de fundos”, conclui o Prof. Dr. Adriel Branco, sócio fundador da XVI Finance, e idealizador do primeiro Fundo de Investimento Imobiliário (FII) para a construção de um Hospital, o Hospital Unimed Sul Capixaba (HUSC 11).

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