Agência Nacional de Saúde divulga IDSS 2021 (ano-base 2020).

Agência Nacional de Saúde divulga IDSS 2021 (ano-base 2020).

Ao todo, 65 operadoras médico-hospitalares atingiram a nota máxima do indicador, 57 delas fazem parte do Sistema Unimed.

Recentemente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou o resultado do IDSS 2021 (ano-base 2020). As operadoras do Sistema Unimed foram o grande destaque, somando 57 singulares com nota máxima no indicador – número superior ao da última divulgação, na qual 46 Unimedes atingiram nota 1,0.

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) tem como objetivo demonstrar como as operadoras estão se comportando com relação às questões assistenciais, de sustentabilidade, processos e regulação, sendo um importante parâmetro de avaliação para os beneficiários de planos de saúde. O IDSS é calculado através de 33 indicadores que compõem uma nota de 0 (pior) a 1 (melhor), distribuídos em quatro importantes dimensões, elencadas de acordo com as informações disponibilizadas pela ANS:

Qualidade e Atenção à Saúde (IDQS)

Relacionado ao conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.

Alguns indicadores que compõe o IDQS: estímulo ao parto normal, atenção ao pré-natal, cuidado integral do idoso e do diabético, entre outros.

Garantia de Acesso (IDGA)

Relacionado à avaliação das condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

Alguns indicadores que compõe o IDGA: acesso a urgência e emergência, qualidade de hospitais e laboratórios da rede, entre outros. 

Sustentabilidade de Mercado (IDSM)

Relacionado ao monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

Alguns indicadores que compõe o IDSM: índice de capital regulatório (ICR), índice geral de reclamações (IGR), pesquisa de satisfação do beneficiário, gestão financeira, entre outros.

Gestão de Processo e Regulação (IDGR)

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

Alguns indicadores que compõe o IDGR: relacionamento do plano de saúde com hospitais, laboratórios e profissionais da saúde, qualidade das informações e dados enviados para a ANS, entre outros.

Pontuação Bônus

Além dos indicadores destacados anteriormente, as operadoras que conquistaram o selo de acreditação, com base nos requisitos de boas práticas estabelecidos pela Agência, receberam um bônus na pontuação do IDSS.

Dados Históricos do IDSS (2017-2021)

Segundo a ANS, apesar da pandemia de COVID-19, os resultados das operadoras no geral demonstram que não houve redução significativa do indicador em relação aos anos anteriores.

O gráfico abaixo destaca a evolução por média ponderada do Sistema Unimed agrupado e das principais medicinas de grupo: NotreDame Intermédica juntamente com Hapvida, Sul América e Athena Saúde. 

A XVI Finance é uma empresa de consultoria especializada na saúde suplementar. Entre em contato conosco para conhecer nosso portfólio e como podemos apoiar o desenvolvimento da sua operadora.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin