Olá, caro(a) leitor(a),
Foi anunciado na última terça-feira (03 de dezembro de 2019) em fato relevante da Hapvida, a aquisição da Medical Medicina Cooperativa, com sede em Limeira – SP. O valor da transação foi fixado em R$294 milhões, porém, com possibilidade de alterações diante de ajuste de preço devido a possível variação da diferença entre ativos e passivos da cooperativa. Se consolidada, a aquisição representará um aumento na atuação da Hapvida no interior de São Paulo, iniciado em maio com a aquisição do Grupo São Francisco.
Conheça a Medical Medicina Cooperativa
Com sede em Limeira-SP, a 145km da capital São Paulo e 155km de Ribeirão Preto (cidade sede do Grupo São Francisco), a cooperativa conta com quase 80 mil beneficiários, majoritariamente localizados na região de Limeira. A Medical possui operação verticalizada com seu hospital próprio de alta complexidade, o Hospital Medical Limeira, que possui 98 leitos gerais e 17 leitos de UTI registrados no CNES.
A Medical apresentou receitas assistenciais crescentes em 9% ao ano, mesmo sem grandes oscilações em seu número de beneficiários. Isso se deve ao aumento do ticket médio da cooperativa para compensar os crescentes custos assistenciais. No período analisado, a cooperativa apresentou um aumento de sinistralidade, e consequentemente uma queda em suas margens operacionais, registrando menores lucros como podemos ver na tabela abaixo:
Analisando a distribuição de mercado da região de Limeira (consideramos Limeira, Cordeirópolis e Iracemápolis), nota-se que a Medical é a maior operadora em número de beneficiários da região, acumulando um share de 46% (73 mil beneficiários). Sua maior concorrente é a Unimed Limeira, com 35% de share (55 mil beneficiários), com estrutura também verticalizada com um hospital próprio (Hospital Unimed Limeira), que possui 72 leitos registrados no CNES, além de ter anunciado a construção de um novo hospital de alta tecnologia em 2018. O mercado é de alta concentração, com 2 operadoras concentrando mais de 80% do mercado, como mostra a imagem abaixo:
E qual o impacto da aquisição para a região?
Para a Hapvida, a aquisição da cooperativa leva a um ganho de escala de suas operações no interior de São Paulo, onde a operadora aumentou em 600 mil seu número de beneficiários em menos de 1 ano. No mapa abaixo mostramos a evolução de beneficiários da Hapvida no estado de São Paulo após as ondas de aquisições (entenda a estratégia de aquisições da Hapvida):
A sinergia da operação é forte, principalmente devido à alta verticalização da Medical, seu competitivo ticket médio e a carteira majoritariamente composta por planos coletivos empresariais, padrões valorizados pela Hapvida.
Se consolidada a aquisição, a tendência é que a operação da Medical ganhe escala e eficiência com as mudanças promovidas pela Hapvida. Como já mostramos em outro artigo, a operadora busca uma maior abrangência de sua carteira, atuando hoje em todas as regiões do Brasil. Em pouco mais de 1 ano e dois meses a operadora aumentou sua carteira de beneficiários em mais de 50% (1,2 milhões de beneficiários), e apenas no estado de São Paulo, a Hapvida saltou de cerca de 5 mil beneficiários para mais de 615 mil no período.
Alguns dias atrás, o Grupo Notre Dame Intermédica anunciou nova oferta de ações, que representará uma captação de cerca de R$5 bilhões de reais junto ao mercado. O montante será utilizado para pagar a aquisição da Clinipam e para novos investimentos. Como reiteramos em nossos estudos, por se tratar de empresas de capital aberto e com baixo endividamento, o acesso a recursos junto ao mercado financeiro é alto, portanto, novas aquisições são esperadas. (Qual o limite para a capacidade de investimentos da Hapvida?).
Uma boa semana a todos!
PS: Texto e imagens idealizadas pelo analista Eduardo Kfouri Forero.
Viabilidade para Negócios na Saúde
A consultoria XVI Finance, com sede em Ribeirão Preto (SP), desenvolve projetos na área da saúde exclusivamente para operadoras de saúde, cooperativas médicas, clínicas e hospitais. Seu escopo de atuação é direcionado para melhorar o desempenho financeiro de seus clientes mediante o direcionamento estratégico e desenvolvimento de projetos de investimento.
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