Análise da aquisição da cooperativa Medical pela Hapvida

Aquisição Cooperativa Medical

Olá, caro(a) leitor(a),

Foi anunciado na última terça-feira (03 de dezembro de 2019) em fato relevante da Hapvida, a aquisição da Medical Medicina Cooperativa, com sede em Limeira – SP. O valor da transação foi fixado em R$294 milhões, porém, com possibilidade de alterações diante de ajuste de preço devido a possível variação da diferença entre ativos e passivos da cooperativa. Se consolidada, a aquisição representará um aumento na atuação da Hapvida no interior de São Paulo, iniciado em maio com a aquisição do Grupo São Francisco.

Conheça a Medical Medicina Cooperativa

Com sede em Limeira-SP, a 145km da capital São Paulo e 155km de Ribeirão Preto (cidade sede do Grupo São Francisco), a cooperativa conta com quase 80 mil beneficiários, majoritariamente localizados na região de Limeira. A Medical possui operação verticalizada com seu hospital próprio de alta complexidade, o Hospital Medical Limeira, que possui 98 leitos gerais e 17 leitos de UTI registrados no CNES.

A Medical apresentou receitas assistenciais crescentes em 9% ao ano, mesmo sem grandes oscilações em seu número de beneficiários. Isso se deve ao aumento do ticket médio da cooperativa para compensar os crescentes custos assistenciais. No período analisado, a cooperativa apresentou um aumento de sinistralidade, e consequentemente uma queda em suas margens operacionais, registrando menores lucros como podemos ver na tabela abaixo:

 

Analisando a distribuição de mercado da região de Limeira (consideramos Limeira, Cordeirópolis e Iracemápolis), nota-se que a Medical é a maior operadora em número de beneficiários da região, acumulando um share de 46% (73 mil beneficiários). Sua maior concorrente é a Unimed Limeira, com 35% de share (55 mil beneficiários), com estrutura também verticalizada com um hospital próprio (Hospital Unimed Limeira), que possui 72 leitos registrados no CNES, além de ter anunciado a construção de um novo hospital de alta tecnologia em 2018. O mercado é de alta concentração, com 2 operadoras concentrando mais de 80% do mercado, como mostra a imagem abaixo:

 

E qual o impacto da aquisição para a região?

Para a Hapvida, a aquisição da cooperativa leva a um ganho de escala de suas operações no interior de São Paulo, onde a operadora aumentou em 600 mil seu número de beneficiários em menos de 1 ano. No mapa abaixo mostramos a evolução de beneficiários da Hapvida no estado de São Paulo após as ondas de aquisições (entenda a estratégia de aquisições da Hapvida):

 

 

A sinergia da operação é forte, principalmente devido à alta verticalização da Medical, seu competitivo ticket médio e a carteira majoritariamente composta por planos coletivos empresariais, padrões valorizados pela Hapvida.

Se consolidada a aquisição, a tendência é que a operação da Medical ganhe escala e eficiência com as mudanças promovidas pela Hapvida. Como já mostramos em outro artigo, a operadora busca uma maior abrangência de sua carteira, atuando hoje em todas as regiões do Brasil. Em pouco mais de 1 ano e dois meses a operadora aumentou sua carteira de beneficiários em mais de 50% (1,2 milhões de beneficiários), e apenas no estado de São Paulo, a Hapvida saltou de cerca de 5 mil beneficiários para mais de 615 mil no período.

Alguns dias atrás, o Grupo Notre Dame Intermédica anunciou nova oferta de ações, que representará uma captação de cerca de R$5 bilhões de reais junto ao mercado. O montante será utilizado para pagar a aquisição da Clinipam e para novos investimentos. Como reiteramos em nossos estudos, por se tratar de empresas de capital aberto e com baixo endividamento, o acesso a recursos junto ao mercado financeiro é alto, portanto, novas aquisições são esperadas. (Qual o limite para a capacidade de investimentos da Hapvida?).

Uma boa semana a todos!

PS: Texto e imagens idealizadas pelo analista Eduardo Kfouri Forero.

Viabilidade para Negócios na Saúde

A consultoria XVI Finance, com sede em Ribeirão Preto (SP), desenvolve projetos na área da saúde exclusivamente para operadoras de saúde, cooperativas médicas, clínicas e hospitais. Seu escopo de atuação é direcionado para melhorar o desempenho financeiro de seus clientes mediante o direcionamento estratégico e desenvolvimento de projetos de investimento.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin