Redução no número de operadoras é reflexo da consolidação do setor

redução de operadoras de saúde
O número de operadoras de saúde segue diminuindo mês a mês. Levantamos quantas operadoras tiveram seus registros cancelados e quais suas características.

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança”. Charles Darwin.

A consolidação é um processo que ocorre na formação de mercados competitivos, nos quais há lacunas de eficiência a serem preenchidas. Neste movimento, ocorre a formação de empresas maiores que exploram a ineficiência de escala de empresas menores.

Na teoria econômica, os agentes irão perseguir a maximização do ganho de escala como forma de ampliar sua competitividade, numa estratégia básica de sobrevivência.

Na área da saúde, o ganho de escala pode ser observado na formação dos grandes grupos e nos impactos que o crescimento acarreta na redução dos custos assistenciais e nas despesas administrativas.

A concentração de mercado é um dos principais sintomas que evidenciam a consolidação. Ou seja, teremos cada vez menos empresas concentrando a maior fatia de beneficiários. Neste ambiente, avaliamos que a verticalização é a estratégia dominante para controlar custos e permitir o crescimento, como já demostramos em outros artigos.

Este movimento de Consolidação fica claro ao analisarmos a redução do total Operadoras de Saúde presente no mercado em cada ano. Observe que todo ano há um número menor de Operadoras.

Desde o artigo em 2019 apresentamos uma análise sobre a redução do número de Operadoras e hoje estamos iniciando um painel para monitoramento  destas das Operadoras de Saúde que estão saindo do mercado.

O objetivo é facilitar aos nossos leitores o acesso à essa informação, assim como fornecer valiosos insights quanto à modalidade, região de ação e/ou motivos dos cancelamentos de registro.

Inicialmente, levantamos a quantidade de operadoras que, ano a ano, têm seu registro cancelado. Como já havíamos mostrado, o número de operadoras diminui consistentemente, apontando para a concentração do mercado em um número menor de players.

Em 2020, até julho, já tivemos 21 cancelamento de registro de Operadoras, distribuídos da seguinte forma:

Sem seguida, vamos identificar quais operadoras tiveram o registro cancelado durante o ano. A primeira informação que se destaca é que mais da metade dessas operadoras eram da modalidade medicina de grupo. Logo em seguida, as de filantropia:

Destas, mais de 76% são provenientes de estados da região sudeste, região que apresenta maior número de cancelamentos desde 1999. Embora as aquisições estejam em ritmo acelerado, nota-se que mais de 70% dos cancelamentos foram compulsórios, ou seja, foram determinados pela Agência Reguladora.  

Diante desta evidente e sustentada tendência de consolidação e concentração do setor, é necessário que as operadoras desenvolvam estratégias de gestão que permita a perenidade de suas operações.

Um grande abraço.

PS: Texto realizado pelo analista Adriano Braga, com apoio do Diretor de Negócios Prof. Dr. Adriel Branco.

Fonte: XVI Finance com base em informações da ANS. Acesso em: 19/08/2020Em estudo anterior havíamos considerado também as operadoras odontológicas e administradoras de benefícios. Para esta análise foram filtradas essas modalidades.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin