“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança”. Charles Darwin.
A consolidação é um processo que ocorre na formação de mercados competitivos, nos quais há lacunas de eficiência a serem preenchidas. Neste movimento, ocorre a formação de empresas maiores que exploram a ineficiência de escala de empresas menores.
Na teoria econômica, os agentes irão perseguir a maximização do ganho de escala como forma de ampliar sua competitividade, numa estratégia básica de sobrevivência.
Na área da saúde, o ganho de escala pode ser observado na formação dos grandes grupos e nos impactos que o crescimento acarreta na redução dos custos assistenciais e nas despesas administrativas.
A concentração de mercado é um dos principais sintomas que evidenciam a consolidação. Ou seja, teremos cada vez menos empresas concentrando a maior fatia de beneficiários. Neste ambiente, avaliamos que a verticalização é a estratégia dominante para controlar custos e permitir o crescimento, como já demostramos em outros artigos.
Este movimento de Consolidação fica claro ao analisarmos a redução do total Operadoras de Saúde presente no mercado em cada ano. Observe que todo ano há um número menor de Operadoras.
Desde o artigo em 2019 apresentamos uma análise sobre a redução do número de Operadoras e hoje estamos iniciando um painel para monitoramento destas das Operadoras de Saúde que estão saindo do mercado.
O objetivo é facilitar aos nossos leitores o acesso à essa informação, assim como fornecer valiosos insights quanto à modalidade, região de ação e/ou motivos dos cancelamentos de registro.
Inicialmente, levantamos a quantidade de operadoras que, ano a ano, têm seu registro cancelado. Como já havíamos mostrado, o número de operadoras diminui consistentemente, apontando para a concentração do mercado em um número menor de players.
Em 2020, até julho, já tivemos 21 cancelamento de registro de Operadoras, distribuídos da seguinte forma:
Sem seguida, vamos identificar quais operadoras tiveram o registro cancelado durante o ano. A primeira informação que se destaca é que mais da metade dessas operadoras eram da modalidade medicina de grupo. Logo em seguida, as de filantropia:
Destas, mais de 76% são provenientes de estados da região sudeste, região que apresenta maior número de cancelamentos desde 1999. Embora as aquisições estejam em ritmo acelerado, nota-se que mais de 70% dos cancelamentos foram compulsórios, ou seja, foram determinados pela Agência Reguladora.
Diante desta evidente e sustentada tendência de consolidação e concentração do setor, é necessário que as operadoras desenvolvam estratégias de gestão que permita a perenidade de suas operações.
Um grande abraço.
PS: Texto realizado pelo analista Adriano Braga, com apoio do Diretor de Negócios Prof. Dr. Adriel Branco.
Fonte: XVI Finance com base em informações da ANS. Acesso em: 19/08/2020Em estudo anterior havíamos considerado também as operadoras odontológicas e administradoras de benefícios. Para esta análise foram filtradas essas modalidades.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?