Atualizado em agosto de 2023 – Competência de junho de 2023

No mês de julho, a saúde suplementar continuou sua ‘escalada de vidas’. O saldo final foi de 50.718.744 vidas, um novo recorde. Esse valor representa um crescimento de 99.456 beneficiários em relação ao mês anterior.

Todas as regiões do país registraram variação positiva, com exceção da região Norte, com retração de -0,14% no total de vidas. O destaque de Julho é para a região Nordeste, cujo crescimento foi de +0,40%, maior entre as regiões no período.

Em termos percentuais, os estados do Amapá e do Tocantins tiveram o maior decréscimo de vidas, com -6,33% e -1,12%, respectivamente. Já os estados da Paraíba (+0,79%) e do Espírito Santo (+0,65%) registraram os maiores crescimentos.

A variação do mercado em um ano foi de +1,89% e em 5 anos totalizou +7,71% de crescimento.

O market share do setor conta com 39,81% de participação das medicinas de grupo, 37,21% das Cooperativas de Trabalho Médico e 13,39% das Seguradoras. Autogestões e Filantropias somam 9,69%.

As cooperativas médicas aumentaram sua participação no mercado, neste último mês, devido ao crescimento Enquanto isso, as autogestões, filantropias e seguradoras perderam beneficiários.

O tipo de contratação coletivo empresarial (+0,26%) e coletivo por adesão (+0,15%) foram os únicos a apresentar crescimento em julho. No horizonte de um ano e no de cinco anos, o único tipo de contratação a crescer foi o coletivo empresarial.

A faixa etária de 61 anos ou mais apresentou o maior crescimento em julho com 0,40% e 15,32% em 5 anos.

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O Painel Interativo Relatório de Mercado da Saúde Suplementar traz dados dos beneficiários de planos de saúde. Através da plataforma é possível ter acesso a um mapeamento completo do mercado da saúde suplementar, como mostramos neste video. Será possível levantar informações como:

Quais regiões e estados o setor mais cresceu?

Qual o market share por modalidade da operadora?

Qual faixa etária mais tem contratado planos?

Qual o perfil das operadoras de destaque no mês?

Esse painel foi desenhando para entregar de forma fácil, rápida e interativa os dados de beneficiários de planos de saúde no Brasil. Nele as possibilidades são ilimitadas e a personalização dos dados é realizada diretamente pelo usuário. Dada a consolidação do setor, a importância desse mapeamento de beneficiários, através de um banco de dados confiável, se mostra essencial para a definição das melhores estratégias para cada operadora de saúde diferenciar-se neste mercado cada vez mais competitivo e uma oportunidade para aumentar sua eficiência. Notamos isso de forma prática em nossos projetos:

Primeiro hospital FII

O projeto realizado para a cooperativa sob a liderança do Prof. Dr. Adriel Branco, Sócio Diretor da XVI Finance e Diretor de Gestão da XVI Capital, constituiu o primeiro hospital construído via Fundo de Investimento Imobiliário – FII, projeto premiado em diversas ocasiões dentro e fora do sistema Unimed. O sucesso do projeto foi resultado de um rigoroso estudo de viabilidade, que contemplou diversos estudos de mercado, incluindo análises da relação entre oferta e demanda de leitos, projeção da demanda assistencial e avaliações do ambiente concorrencial local e regional.
O Hospital foi inaugurado em 2018 para atendimento à média e alta complexidade, compreendendo um dos hospitais mais modernos do Estado e do Sistema Unimed.

Planejamentos Estratégicos

Outros casos de sucesso foram nossos projetos de planejamento estratégico, liderados pelo Prof. Dr. Ulisses Silva, Diretor de Negócios da XVI Finance. Esses projetos utilizam grandes quantidades de dados de mercado, financeiros e de produção para compreender o desempenho de uma operadora e o mercado em que está inserida. Em um dos cases, verificou-se a ocorrência de um ciclo perigoso de redução da carteira da operadora, aumento de custos e maior dependência da rede prestadora pertencente aos concorrentes.

XVI Research | O MERCADO DE SAÚDE EM SUAS MÃOS

A XVI Research é o braço de inteligência de mercado da XVI Finance. Sua atuação em ciência de dados tem como principal objetivo oferecer produtos que sejam capazes de subsidiar seus clientes em tomadas de decisões mais assertivas e baseada em evidências. Suas soluções são relatórios e painéis interativos para acompanhamento de seu mercado, desempenho, além da produção de relatórios personalizados às necessidades dos clientes.
Confira em detalhes o trabalho da XVI Research:
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