Planejamento Estratégico: por que realizar em operadoras de saúde?

O planejamento estratégico é uma ferramenta importante na gestão das empresas, entenda por que realizar em operadoras de saúde.

“Qualquer empresa sem estratégia simplesmente corre o risco de se transformar numa folha seca que se move ao capricho dos ventos da concorrência.” Michael Porter

O planejamento estratégico é uma ferramenta importante na gestão das empresas, é a partir dela que a empresa se direciona e define no que gastará energia e recursos (e, principalmente, no que não gastará). Em um ambiente concorrencial cada vez mais acirrado e pressão financeira crescente, como é a realidade da Saúde Suplementar, é imperativo que as operadoras de saúde e seus gestores consigam se posicionar, ter visão de longo prazo e superar as atividades do dia a dia, como o “apagar incêndios” e a necessidade de decisões imediatas.

Diante disso, vamos explorar suscintamente os principais passos do planejamento estratégico e entender qual a importância deles para as operadoras de planos de saúde.

1.

Diagnóstico interno e Externo

O primeiro passo do planejamento estratégico é o entendimento de todo o cenário que a operadora de saúde está inserida, olhando desde o ambiente macroeconômico, passando por aspectos locais e análise interna.

As operadoras de saúde estão em interação constante com o ambiente, de diversas formas, como:

  • Exposição a aspectos regulamentários, legais, sociais, econômicos e diversos outros;
  • Exposição de seus clientes a esses aspectos;
  • Disputa de mercado com outras operadoras;
  • Necessidades de insumos médico-hospitalares e outros;
  • Atendimento de necessidades de seus clientes;
  • Necessidades de força de trabalho, bem como negociações de classes.

O entendimento dos contextos macroeconômico e concorrencial é, então, importante para definir quais serão os objetivos da operadora para os próximos anos.

A partir da análise de mercado, os aspectos de concorrência, demanda e composição do mercado local são avaliadas, o objetivo é entender profundamente a demanda e oferta de produtos locais, entender se há aderência com o posicionamento atual da  operadora e buscar insights para eventuais mudanças para combater proativamente o mercado.

Por fim, o diagnóstico interno visa avaliar profundamente os principais aspectos da operação de planos de saúde, desde o portfólio até a assistência, com fim de identificar falhas e oportunidades de melhoria nos processos.

2.

Definição da identidade organizacional (missão, visão e valores):

Após o entendimento dos cenários internos e externos, a operadora passará a construir seu planejamento. Isso acontece a partir da identidade organizacional, essa que dá o grande direcionamento da operadora.

A identidade organizacional é, em geral, composta de três grandes itens: missão, visão e valores.

  1.  Missão: trata-se de uma frase que estabelece a identidade da operadora e delimita seu negócio, a partir dela, a operadora tem mais clareza de porque existe e quais necessidades do mercado está atendendo. Um exemplo clássico é da Kopenhagen, que incluiu em sua missão “[…] o melhor produto para consumir e presentear […]” isso possibilitou a marca a tomar decisões que permitisse transformar seus chocolates em presentes, com foco em embalagem e experiência e aumento do valor agregado, hoje o primeiro link do site é “PRESENTES”.
  2.  Visão: é uma grande meta da operadora, não necessariamente mensurável, que define seu objetivo, como ela se orienta para o mercado e como gostaria de ser vista pelo mesmo. Ao passo que a missão delimita quem a operadora é, a visão delimita aonde quer chegar.
  3.  Valores: indicam grandes norteadores de como a operadora se porta como um todo, é com eles sempre em mente que todas as decisões são tomadas, os colaboradores são selecionados e seus feedbacks aplicados.

A partir de um diagnóstico externo e interno e da identidade organizacional, a operadora terá um norte de quais serão seus objetivos para os próximos anos, quais priorizar e com qual finalidade.

Não perca nosso próximo texto de planejamento estratégico, em que detalharemos os passos seguintes e as principais metodologias utilizadas no projeto desenvolvido pela XVI Finance. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin