No dia 7 de fevereiro, divulgamos um estudo avaliando a disponibilidade de leitos no Brasil, estado a estado (Acesse: Mapa de oferta de leitos hospitalares no Brasil). Utilizamos como padrão comparativo a antiga recomendação do Ministério da Saúde (1.101/2002), de 2,5 leitos para cada 1.000 habitantes.
Atualmente, o mundo sofre de uma pandemia decorrente do novo coronavírus, COVID-19. O primeiro caso foi confirmado no Brasil no final de fevereiro, e no dia 25 de março já tínhamos 2.281 casos confirmados e 47 mortes, evidenciando a capacidade de disseminação do vírus.
Diante disso, muito tem sido debatido acerca das capacidades dos sistemas de saúde ao redor do mundo para lidar com os desdobramentos da epidemia. Alguns países se encontraram em situações extremas, como Espanha e Itália. Dessa forma, discute-se também a capacidade do sistema de saúde brasileiro de lidar com o problema.
Cientes deste cenário, realizamos este estudo, em que analisamos a capacidade de absorção das internações decorrentes do COVID-19 pelos hospitais (públicos e privados) brasileiros. Nestes materiais, adotamos algumas premissas explicitadas nas primeiras páginas e analisamos, estado por estado, a situação da saúde por cenário de Infecção. É importante salientar que nosso estudo foi realizado anteriormente às ações emergenciais tomadas pelo Ministério da Saúde e demais autoridades, assim sendo, não engloba leitos adicionais que estão sendo criados;
Em nossas análises, percebemos que mesmo considerando um tempo de internação mais otimista, boa parte dos estados brasileiros já estariam com sua capacidade de atendimento em leitos U.T.I comprometida com 10% da população infectada. Já no cenário mais extremo, com o tempo de internação de 21 dias, 25 dos 27 estados estariam com sua capacidade de internação comprometida.
Para entender melhor a realidade de seu estado, baixe o e-book de sua região e confira:
E-book – Região Norte:
E-book – Região Nordeste:
E-book – Região Centro-Oeste:
E-book – Região Sudeste:
E-book – Região Sul:
A XVI Finance é especializada em estudos econômicos, financeiros e mercadológicos para cooperativas e demais empresas na saúde suplementar. Esses estudos podem subsidiar as decisões de alocação de recursos de maneira a garantir o atendimento assistencial de qualidade e com eficiência.
Estamos acompanhando de perto e manteremos nossos clientes e seguidores informados.
Conte conosco!
PS: Textos e análises realizadas pelo analista Adriano Braga, com co-participação e edição do consultor Eduardo Kfouri Forero.
Saiba mais sobre Mapa de leitos hospitalares no Brasil
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?