Agência Nacional de Saúde divulga IDSS 2021 (ano-base 2020).

Agência Nacional de Saúde divulga IDSS 2021 (ano-base 2020).

Ao todo, 65 operadoras médico-hospitalares atingiram a nota máxima do indicador, 57 delas fazem parte do Sistema Unimed.

Recentemente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou o resultado do IDSS 2021 (ano-base 2020). As operadoras do Sistema Unimed foram o grande destaque, somando 57 singulares com nota máxima no indicador – número superior ao da última divulgação, na qual 46 Unimedes atingiram nota 1,0.

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) tem como objetivo demonstrar como as operadoras estão se comportando com relação às questões assistenciais, de sustentabilidade, processos e regulação, sendo um importante parâmetro de avaliação para os beneficiários de planos de saúde. O IDSS é calculado através de 33 indicadores que compõem uma nota de 0 (pior) a 1 (melhor), distribuídos em quatro importantes dimensões, elencadas de acordo com as informações disponibilizadas pela ANS:

Qualidade e Atenção à Saúde (IDQS)

Relacionado ao conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.

Alguns indicadores que compõe o IDQS: estímulo ao parto normal, atenção ao pré-natal, cuidado integral do idoso e do diabético, entre outros.

Garantia de Acesso (IDGA)

Relacionado à avaliação das condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

Alguns indicadores que compõe o IDGA: acesso a urgência e emergência, qualidade de hospitais e laboratórios da rede, entre outros. 

Sustentabilidade de Mercado (IDSM)

Relacionado ao monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

Alguns indicadores que compõe o IDSM: índice de capital regulatório (ICR), índice geral de reclamações (IGR), pesquisa de satisfação do beneficiário, gestão financeira, entre outros.

Gestão de Processo e Regulação (IDGR)

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

Alguns indicadores que compõe o IDGR: relacionamento do plano de saúde com hospitais, laboratórios e profissionais da saúde, qualidade das informações e dados enviados para a ANS, entre outros.

Pontuação Bônus

Além dos indicadores destacados anteriormente, as operadoras que conquistaram o selo de acreditação, com base nos requisitos de boas práticas estabelecidos pela Agência, receberam um bônus na pontuação do IDSS.

Dados Históricos do IDSS (2017-2021)

Segundo a ANS, apesar da pandemia de COVID-19, os resultados das operadoras no geral demonstram que não houve redução significativa do indicador em relação aos anos anteriores.

O gráfico abaixo destaca a evolução por média ponderada do Sistema Unimed agrupado e das principais medicinas de grupo: NotreDame Intermédica juntamente com Hapvida, Sul América e Athena Saúde. 

A XVI Finance é uma empresa de consultoria especializada na saúde suplementar. Entre em contato conosco para conhecer nosso portfólio e como podemos apoiar o desenvolvimento da sua operadora.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn