Acabo de analisar os resultados do IDSS 2022 divulgados pela ANS, onde vemos como as operadoras de planos de saúde performaram em várias dimensões, como qualidade de atendimento e sustentabilidade financeira. É interessante observar como esses indicadores refletem diretamente na experiência dos beneficiários.
Recentemente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou o resultado do IDSS 2022 (ano-base 2021). Ao todo, 169 operadoras médico-hospitalares atingiram o nível de excelência, apresentando score igual ou superior a 0,8. Neste grupo, 60 foram pontuadas com nota máxima 1,0. Por mais um ano, o Sistema Unimed foi o grande destaque, somando 101 singulares com score no nível de excelência, 53 delas com nota máxima.
O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) tem como objetivo demonstrar como as operadoras estão se comportando com relação às questões assistenciais, de sustentabilidade, processos e regulação, sendo um importante parâmetro de avaliação para os beneficiários de planos de saúde. O IDSS é calculado anualmente através de 33 indicadores que compõem uma nota de 0 (pior) a 1 (melhor), distribuídos em quatro importantes dimensões, elencadas de acordo com as informações disponibilizadas pela ANS:
1. Qualidade e Atenção à Saúde (IDQS)
Relacionado ao conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. Indicadores que compõe o IDQS:
1.1 Proporção de parto cesáreo (estímulo ao parto normal)
1.2 Taxa de consultas de pré-natal (atenção ao pré-natal)
1.3 Taxa de internação por fratura de fêmur em idosos (fratura em idosos)
1.4 Razão de consultas ambulatoriais de pediatria por beneficiário de 0 a 4 anos (cuidado integral da criança até 4 anos)
1.5 Taxa de Citopatologia cérvico-vaginal oncótica (preventivo de câncer de colo de útero)
1.6 Taxa de exames de hemoglobina glicada (cuidado ao diabético)
1.7 Proporção de procedimentos preventivos em saúde bucal – cárie (prevenção de cárie)
1.8 Proporção de procedimentos preventivos em saúde bucal – periodontia (cuidados com a gengiva)
1.9 Razão de consultas médicas ambulatoriais com generalista/especialista para idosos (cuidado integral do idoso)
1.10 Programa de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças (promoção da saúde e prevenção de doenças dos clientes)
1.11 Participação em projetos de indução da qualidade da ANS (participação do plano de saúde em projetos de qualidade)
1.12 Participação no projeto de modelos de remuneração baseados em valor (adoção de remuneração que considere o desempenho dos prestadores de serviços de saúde)
2. Garantia de Acesso (IDGA)
Relacionado à avaliação das condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. Indicadores que compõe o IDGA:
2.1 Taxa de sessões de hemodiálise crônica por beneficiário (rena crônico)
2.2 Taxa de consultas médicas ambulatoriais com generalista por idosos (médico de referência do idoso)
2.3 Índice de dispersão combinado de serviços de urgência e emergência 24 horas (acesso a urgência e emergência 24 horas)
2.4 Taxa de primeira consulta ao dentista por beneficiário por ano (consulta com dentista)
2.5 Índice de dispersão combinado da rede assistencial odontológica (acesso ao dentista)
2.6 Frequência de utilização de rede de hospitais com atributo de qualidade (qualidade de hospitais)
2.7 Frequência de utilização de rede de SADT com atributo de qualidade (qualidade de laboratórios)
2.8 Índice de efetiva comercialização de planos individuais (acesso à contratação individual)
3. Sustentabilidade de Mercado (IDSM)
Relacionado ao monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. Indicadores que compõe o IDSM:
3.1 Índice de capital regulatório – ICR (solidez do seu plano de saúde)
3.2 Taxa de resolutividade de notificação de intermediação preliminar (resolução de queixas do cliente)
3.3 Índice geral de reclamações anual – IGR (reclamações gerais dos clientes)
3.4 Proporção de NTRPs com valor comercial da mensalidade atípicos (preço do plano de saúde)
3.5 Pesquisa de satisfação do beneficiário (satisfação do cliente/paciente)
3.6 Autorização prévia anual para movimentação da carteira de títulos e valores mobiliários (gestão financeira ativa)
3.7 Índice de reajuste médio ponderado aplicado aos planos coletivos (moderação de reajustes)
4. Gestão de Processo e Regulação (IDGR)
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. Indicadores que compõe o IDGR:
4.1 Índice composto de qualidade cadastral – SIB (qualidade dos dados de cadastro do cliente)
4.2 Taxa de utilização do SUS (utilização do SUS por cliente de plano de saúde)
4.3 Razão de completude do envio dos dados do padrão TISS – Razão TISS (qualidade da informação em saúde enviada para a ANS)
4.4 Proporção de glosas e pagamentos a prestadores de serviços de saúde (relacionamento do plano de saúde com hospitais, laboratórios e profissionais de saúde)
4.5 Proporção de diagnósticos inespecíficos nos eventos de internação preenchidos nas guias TISS (qualidade dos dados do diagnóstico)
O gráfico abaixo destaca a média ponderada de cada um dos quatro indicadores que compõe o IDSS, considerando o Sistema Unimed agrupado e as principais medicinas de grupo: Hapvida Intermédica, Sul América e Athena Saúde. Vale destacar o desempenho das Unimeds nos indicadores de sustentabilidade de mercado (relacionado ao monitoramento dos indicadores econômico-financeiros das operadoras – 0,9449) e gestão de processos e regulação (referente às obrigações técnicas da operadora junto à Agência – 0,9158).
Pontuação Bônus
Além dos indicadores destacados anteriormente, as operadoras que conquistaram o selo de acreditação, com base nos requisitos de boas práticas estabelecidos pela ANS, receberam um bônus na pontuação do IDSS:
- 0,30: Para Operadoras Nível I;
- 0,23: Para Operadoras Nível II;
- 0,15: Para Operadoras Nível III;
Ao todo, 68 operadoras receberam pontuação bônus em algum dos três níveis, 60 delas são singulares Unimed – dentre elas, 52 conquistaram a nota máxima 0,30.
Dados Históricos do IDSS (2017-2022)
O gráfico abaixo destaca a evolução por média ponderada do Sistema Unimed agrupado e das principais medicinas de grupo: Hapvida Intermédica, Sul América e Athena Saúde. Com relação à variação total observada no período, o Sistema Unimed apresentou uma variação positiva, aumentando seu IDSS em +0,0016.
A XVI Finance cumpre o seu propósito de contribuir com o desenvolvimento da saúde suplementar regional e parabeniza a todas as singulares do Sistema Unimed que atingiram o nível de excelência no índice de desempenho, em especial as clientes Unimed Curitiba, Unimed Pato Branco, Unimed Vitória, Unimed Sul Capixaba, Unimed Uberlândia, Unimed Santa Bárbara D’Oeste e Americana, Unimed Ponta Grossa, Unimed Campina Grande e Unimed Fortaleza.
O mapa abaixo destaca todas as Unimeds que atingiram nota 1,0 no indicador em 2022, de acordo com o endereço principal da operadora:
A ANS divulgou o IDSS 2022, que avalia operadoras de saúde com base em quatro dimensões: qualidade, acesso, sustentabilidade e regulação. O Sistema Unimed foi destaque, com várias singulares atingindo pontuação máxima. O IDSS é essencial para beneficiar quem busca entender o desempenho de suas operadoras de planos de saúde.
Saiba mais sobre
O que é o IDSS?
O IDSS é o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, utilizado pela ANS para avaliar operadoras de planos de saúde.
Quais são as dimensões avaliadas pelo IDSS?
Qualidade e Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade de Mercado, e Gestão de Processo e Regulação.
Qual foi o destaque do IDSS 2022?
O Sistema Unimed, com várias unidades atingindo a pontuação máxima.
Como o IDSS é calculado?
Com base em 33 indicadores distribuídos em quatro dimensões principais.
Por que o IDSS é importante para os beneficiários?
Ele ajuda a avaliar o desempenho das operadoras, influenciando na escolha de planos de saúde.
Qual a nota máxima que uma operadora pode atingir no IDSS?
A nota máxima é 1,0.
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