Captação de Recursos via PIPE – FAPESP

Tirando ideias inovadoras do papel

Informações-chave

Tipo de projeto Invitra - Tecnologia da Reprodução Assistida

 Captação de Recursos via PIPE: um Caso de Sucesso


No dia 10 de Julho, a Invitrastartup na área de Biotecnologia incubada na Supera – Incubadora de empresas de Ribeirão Preto – deu um importante passo na sua trajetória de crescimento. Com o apoio dos consultores da XVI Finance, a empresa conseguiu a captação de recursos via PIPE, um dos programas de fomento à inovação da FAPESP, para a viabilização de um de seus projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Confira abaixo um caso de sucesso da XVI Finance em captação de recursos via PIPE para startups e novos projetos de investimento!

O Contexto

A necessidade por investimentos na área de inovação é um desafio cada vez mais competitivo. Principalmente para empresas que ainda não estão em fase de operação, o caso da Invitra, que busca desenvolver projetos inovadores na área de biotecnologia, é uma situação típica. Nestes casos, é necessário angariar fundos para testar novas ideias, hipóteses e, de fato, validar uma ideia de produto. No entanto, recursos para essa fase do negócio não são tão abundantes quanto para o caso de empresas que já se encontram em operação.

Assim, para dar o primeiro passo no processo de desenvolvimento da estratégia de negócios da empresa, foi desenvolvido um projeto para captação de recursos junto à FAPESP através do programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), que tem como objetivo apoiar a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em empresas de pequeno porte sediadas no Estado de São Paulo.

Quanto vale uma ideia?

Quais são as diferenças em se avaliar negócios consolidados, pequenos negócios e, especialmente, startups? Apesar do método de análise ser semelhante, as dificuldades para o caso das startups se dão, em muitos casos, devido à falta de um histórico consolidado de informações sobre demanda e resultados obtidos. Além disso, deve-se atentar ao fato de que existem diversas formas de fomento para empresas inovadoras direcionadas a fases distintas de um negócio.  Acima de tudo, o empreendedor deve pensar: o que o agente de fomento deste projeto deseja ouvir? Neste caso, um projeto passível de ser admitido pelo programa PIPE é aquele que, sendo viável tecnicamente, também tem viabilidade de mercado. Ou seja, o desenvolvimento da tecnologia é uma alternativa interessante de produto, podendo então gerar retornos a todos os envolvidos.

No caso da Invitra, era necessário entender as duas fases do negócio: o desenvolvimento do projeto, onde o foco eram todos os recursos necessários para o desenvolvimento do produto, e a fase de comercialização, analisando a estrutura de formação de custos dos produtos, os preços praticados, o mercado alvo e as possibilidades de crescimento. Ao final, criou-se um relatório que responde às principais inquietações dos investidores, de acordo com as exigências da FAPESP: o projeto é viável? qual é a taxa de retorno? em quanto tempo o dinheiro investido será recuperado?

Lidando com as incertezas

Por mais que as premissas estabelecidas na fase anterior tenham sido validadas a mercado, fornecendo maior rigor às estimativas feitas, é preciso considerar as incertezas do ambiente em que a empresa está situada. Assim, é essencial incluir aquilo que chamamos aquilo que não é diretamente observado na análise, de forma a considerar quaisquer desvios nas premissas que foram assumidas. Para isso, os consultores realizaram simulações de cenários, indicando a probabilidade do projeto ser interessante do ponto de vista econômico, dadas as variações criadas. Veja, no exemplo abaixo, como uma representação gráfica dos cenários viáveis pode ser relevante na captação de recursos para startups!

Simulacao - exemplo

A área azul representa 90% dos cenários possíveis para o valor de uma empresa. Através deste método, é possível ter ideia sobre a probabilidade do projeto ser de bem sucedido.

Um Guia Para Captação de Recursos via PIPE para startups e novos projetos de investimento

Como organizar um projeto de investimento para captação de recursos? Conheça as três principais etapas a serem realizadas em um projeto para captação de recursos via PIPE, da FAPESP:

Análise interna e externa

Qual a relação da empresa com sua rede de negócios e ambiente? Quais são as lacunas deste mercado que podem ser aproveitadas? De que forma a solução pode se desenvolver? Quais são os recursos e investimentos chave para tirar a ideia do papel?

Elaboração de Parecer Econômico-Financeiro

Quanto a empresa precisa vender para obter retornos adequados ao mercado em que atua? Em quanto tempo o investimento é pago? Quais são os pontos-chave para a determinação de seu resultado, rentabilidade e geração de valor?

Análise de Riscos

Quais incertezas a empresa está sujeita? Quais são os impactos dessas mudanças no valor do projeto? Qual é a probabilidade de sucesso do projeto, dadas as premissas adotadas?

Captação de Recursos via PIPE - Pontos relevantes

A avaliação de projetos startups e novos projetos é um grande desafio. A falta de um histórico de informações e de difusão de suas ideias no mercado faz com que a incerteza sobre o valor de uma empresa seja relativamente alta, se comparada com empresas já consolidadas, com produtos e serviços conhecidos e histórico passado disponível. Contudo, é possível fazer os ajustes necessários na área, focando principalmente na identificação de todos os riscos inerentes ao negócio, uma vez um negócio em fase de implantação possui, na maioria das vezes, maiores incertezas em relação às outras fases do negócio!

Precisa de ajuda? Conte com uma consultoria empresarial especializada na área.

Com expertise na área financeira das empresas, os consultores da XVI Finance já realizaram diversos projetos na área, atuando desde uma avaliação de quanto vale um negócio a uma grande captação de recursos para a investimentos de alto interesse público e privado, como startups e empresas já consolidadas no mercado. Está identificando oportunidades de crescimento, mas não sabe como aproveitá-las? Entre em contato conosco e saiba mais sobre como são realizados nossos trabalhos Captação de Recursos!

Ficou interessado neste projeto? 

Saiba mais sobre como podemos ajudá-lo a obter resultados incríveis!
Entre em contato

WhatsApp chat